quinta-feira, 6 de março de 2008

Enjoy it

Todos temos algo que gostaríamos de apagar da nossa memória, algo que nos persegue á muito tempo ou algo que nos atormenta no presente. E se de repente nos fosse dada essa oportunidade, quais seriam as consequencias. Apagar da nossa memória um erro passado, não fará mais que aumentar a probabilidade de, numa situação idêntica, errar no futuro. É estranho, por este ponto de vista talvez fosse preferível termos memórias de erros que não cometemos no passado. Por outro lado teríamos uma nova oportunidade, sem o peso do erro passado perante a mesma situação.

Estes pensamentos ocorrem-me depois de (re)ver o filme " Eternal Sunshine of the Spotless Mind". O filme foi concebido a partir de um excerto de um poema de Alexander Pope's chamado "Eloisa to Abelard" .

"
How happy is the blameless vestal's lot!
The world forgetting, by the world forgot.
Eternal sunshine of the spotless mind!
Each pray'r accepted, and each wish resign'd. "

No filme o promenor mais focado é o amor, e como esse poderoso sentimento resiste a todo e qualquer tipo de esquecimento. O filme tem momentos mágicos mas um dos meu preferidos é um dialogo na praia ja durante o processo de destruição das memórias de Joel.

Clementine: This is it, Joel. It's going to be gone soon.
Joel: I know.
Clementine: What do we do?
Joel: Enjoy it.

E é isso...

Tão simples...

Enjoy it.


"Cos no matter what i say
no matter what i do
i cant change what happened"


Sem comentários: